Haute Couture
“A HAUTE COUTURE é uma arte; é como um quadro: se a pessoa gosta, o preço conta pouco” ( Dener Pamplona de Abreu)
Prestigiada, glamurosa e luxuosa a haute couture é uma tradição francesa, que consegue após tantos anos manter a chama acesa e o poder de surpreender.
É a criação em escala artesanal de modelos exclusivos, bordados com pedrarias e metais preciosos, vendidos por preços astronômicos podendo facilmente ultrapassar 100.000 dólares. A confecção das peças tem de ser totalmente produzida em Paris, de acordo com as medidas pessoais especificas de cada cliente, a produção é feita por profissionais altamente qualificados e pode-se gastar até 400 horas de trabalho em cada vestido.
O pai da haute couture quem podia imaginar não era francês, se chamava Charles Frederick Worth um inglês inovador que em seu atelier na Rue de la Paix e ao contrário do que acontecia na época, não aceitava as imposições feitas pelas aristocratas e mulheres emergentes da alta burguesia, desenvolvia peças exclusivas para cada uma que o visitava. Em 1858, criou o primeiro desfile de moda com modelos vivos substituindo os cabides, outra novidade bastante criativa.
No final de 1850, foi constituída uma Associação de Costura, e em 1910 este trabalho passa a se chamar Haute Couture especialmente pelo seu diferencial que aliava requinte e ineditismo. Esta denominação está amparada jurídicamente e só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem definidos.
Após ultrapassar tantas crises e recessões a haute couture ainda sobrevive, apesar de ter apenas umas 500 clientes no mundo que podem se dar ao luxo de ter um vestido tão valioso dentro do seu closet.
Além dos super ricos, as estrelas famosas também tem acesso a estas preciosidades, os próprios designers fazem questão de ter a sua griffe associada a atrizes e modelos badaladas.
Atualmente a haute couture é uma grande estratégia de marketing, é ela quem vai alavancar as vendas de outros setores da marca.
Chanel, Christian Dior, Elie Saab, Giambatista Valli, Jean Paul Gaultier, Armani Privé, Atelier Versace, Maison Martin Margiela, Valentino, Zurair Murad, Boucha Jarrar. Estes são alguns dos grandes que fazem parte desta constelação.
“A Haute Couture é composta de segredos cochichados de geração a geração” ( Yves Saint Laurent)
Claudia Simon
