Animal Print
No começo da história da humanidade, o homem utilizava a pele e o pelo dos animais para se aquecer. Com o decorrer dos anos apenas, reis, rainhas, nobres e o clero possuíam tapetes e casacos de pele legítimos que simbolizavam riqueza e poder.
O filme Tarzan nos anos 30, é considerado um marco pois, ajudou a promover na moda as estampas de inspiração africana. Em 1936, a Maison francesa Busvine criou o primeiro vestido de estampa de leopardo.
Christian Dior em 1947, inovou ao apresentar na sua coleção primavera-verão, o vestido África de estampa de onça em tecido imitando a pele do animal. Roger Vivier criador dos saltos stiletto se inspirou em Dior e criou acessórios em animal print.
A partir dos anos 60, durante o Movimento Hippie nos EUA a caça predatória aos animais inocentes passou a ser considerado crime, nascendo então a estampa animal.
O cinema dos anos 50 e 60, através de suas estrelas como Marilyn Monroe, Catherine Deneuve e Ursula Andress concedeu a esta estampa de gosto duvidoso sofisticação e status. A elegantérrima e ícone fashion Jackie Kennedy também era fã, e tinha em seu guarda-roupa um casaco de leopardo by Oleg Cassini.
Nos anos 80, as cores neon como o pink e o verde limão, se misturaram a onças, zebras e cobras.
O fabuloso designer Yves Saint Laurent, tinha uma verdadeira fascinação pela estampa animal e sempre criava diferentes leituras em suas coleções.
O inverno 2014 trouxe de volta estes padrões e texturas selvagens. O leopardo elegante da Burberry Prorsum, a zebra sexy de Tom Ford, a sofisticação da cobra de Jason Wu acabaram se tornando verdadeiras obsessões.
Claudia Simon
