Alexander McQueen

alexander mcqueen designer

Lee Alexander McQueen nasceu em Londres em 1969, descobriu sua vocação para a moda muito cedo e sempre disse que gostaria de se tornar um fashion designer. Suas primeiras criações foram vestidos confeccionados  para as suas três irmãs.

Aos 16 anos foi trabalhar em uma empresa de alfaiataria com Anderson & Sheppard  na tradicional  Saville Row, aprendeu a técnica da modelagem das roupas com verdadeiros mestres desta arte. Teve também uma experiência no teatro como assistente dos figurinistas Angels e Bermans, o que com certeza o influenciou nos seus desfiles, que possuíam uma grande dose de drama. Toda esta bagagem o ajudou  a ter no mundo da moda a reputação de ser um expert em alfaiataria.

Aos 20 anos, foi convidado para ser assistente de Romeo Gigli em Milão. Voltando a Londres foi estudar moda na tradicional Saint Martin  College of Art and Design. A sua primeira coleção foi totalmente vendida  e a qualidade do seu trabalho surpreendeu a influente jornalista de moda Isabella Blow  que o ajudou a dar o pontapé inicial na sua carreira. Foram sempre muito próximos  e esta amizade só seria interrompida com a morte de Isabella  em 2007.

Em 10 anos,  McQueen se tornou um dos fashion designers mais respeitados do mundo. Em 1996  foi convidado para ser o diretor criativo da francesa Givenchy ,  substituindo o genial John Galliano, permanecendo  até 2001 quando abriu sua própria label.

Celebridades, atrizes, cantoras e inclusive a primeira dama dos EUA  Michelle Obama,  usaram suas criações  que mesclavam lindamente o romantismo com o contemporâneo. Beyoncé, Lady Gaga, Rihanna,  Sarah Jessica Parker, Cate Blanchett são algumas das famosas que se renderam ao estilo McQueen.

Era conhecido pela sua personalidade controversa e usava esta força emocional para  ser original e único, suas coleções combinavam conhecimento profundo e trabalho de alfaiataria britânica sob medida com a sofisticação das Maisons francesas. Sempre surpreendente, trouxe drama e extravagância aliada a inovação e tecnologia  para as passarelas.

Nos seus  20 anos de carreira,  recebeu por quatro vezes 1996, 1997, 2001 e 2003  o prêmio de melhor Fashion  Designer Britânico do Ano. Em 2003 o CFDA ( Council of Fashion Designers of America) e no mesmo ano foi condecorado por sua majestade a Rainha Elizabeth as a Commander of the British Empire.

Em fevereiro de 2010 a moda perde precocemente um dos maiores designers da atualidade.

Em 2011 foi organizada uma exposição póstuma do seu trabalho pelo Metropolitan Museum de Nova York chamada “ Savage Beauty”,  que esteve em cartaz por três meses e foi a mais popular da história do museu.

Sarah Burton que foi assistente de McQueen por muitos anos é a atual diretora criativa da marca. Kate Middleton,  Duquesa de Cambridge  a escolheu pessoalmente para criar o seu belíssimo vestido de casamento com o Príncipe William.

Claudia Simon