O esporte e a moda

sports in fashion claudia simon

Novos tempos, novo momento.

Na década de 90, Karl Lagerfeld para Chanel encerrou um de seus desfiles com a top model Linda Evangelista vestida com a indumentária tipicamente surfista e encarando a passarela acompanhada de uma bela  prancha de surf.  Nascia então uma parceria inusitada, elementos esportivos começavam a fazer parte do mundo da moda de uma maneira absolutamente nova e principalmente com muito estilo.

Nos anos 20, o surgimento da cintura baixa se inspirava nos vestidos usados para se jogar tênis.

Nos anos 30, a redescoberta do corpo da mulher e a propagação dos esportes, originou o aparecimento de novidades como o short que era o par perfeito da bicicleta.

Com a volta dos anos 90 para o cenário fashion, o universo do esporte, e todas as manifestações de dança e movimento ganharam a atenção da moda, se reinventaram porém com muita sofisticação. A influência esportiva está presente nos tecidos como polyester, nylon,  neoprene e nas modelagens que remetem ao mundo esportivo, é importante saber a dosagem certa desta mistura,  para não ficar parecendo que você acabou de sair da academia de ginástica.

Considerando que a moda é um reflexo da sociedade, o streetwear mais uma vez inspirou até a Haute Couture, o desfile da Chanel retratou bem esta realidade, as modelos desfilaram usando tênis.

Tendência fortíssima da primavera-verão 2014, não se intimide e entre nesta competição para ganhar.

Céline, Chanel, DKNY, Emilio Pucci, Tommy Hilfiger são alguns que já estão no pódio.

Claudia Simon