Vestido de Noiva- Wedding Dress
Momento de sonho, realização de um desejo, brilhar e ser a dona da festa.
O casamento é um dos eventos onde se cultivam mais rituais e tradições, de acordo com a cultura e religião de cada povo.
A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga, e deu origem a mulher a se vestir especialmente para o grande dia. Foi em Roma que aconteceram as 1as. uniões de direito.
As cores variavam de acordo com as épocas vividas. Na Grécia Antiga se usavam cores escuras, inclusive estampas. Na Idade Média o vermelho e os bordados predominavam nos vestidos usados pela nobreza. Lembrem-se que os casamentos eram grandes negócios entre famílias com alto poder aquisitivo, portanto a ostentação era uma maneira de se mostrar a riqueza. O preto predominou no século XVI na Alta Renascença.
No século XIX, um vestido de cetim branco debruado de flores de laranjeira foi escolhido pela Rainha Vitória da Inglaterra no seu casamento com o Príncipe Albert, foi um casamento por amor e a noiva não usou coroa o que causou espanto para os padrões vigentes. Rapidamente a novidade se espalhou entre as mulheres da nobreza e da classe alta, porém o branco passou a ser popular nos anos 20, associado a pureza, virgindade e ao ideal romântico do casamento.
O véu também tem o seu significado e está associado a Ishtar a Deusa do Amor, e separa a mulher da vida de solteira para a de casada. Pode ser longo, médio ou curto.
Nos anos 60, com a libertação sexual feminina, a mini saia é incorporada ao visual da noiva moderna.
Nos anos 80, uma jovem belíssima e dona de um grande carisma, passa a ser referencial para as mulheres de todo o mundo; Lady Diana Spencer que em 1981 se casou com o Príncipe Charles da Inglaterra se tornando a Princesa Diana ou simplesmente Lady Di, em uma cerimônia de casamento espetacular que parou o mundo.
Em 2011, foi a vez do herdeiro da Princesa de Gales ser o centro das atenções mundiais ao se casar com a linda e elegante Kate Middleton que escolheu a marca inglesa Alexander McQueen para tornar este dia inesquecível.
Apesar de toda a modernidade do século XXI, a mulher ainda acredita no sonho de ser princesa por um dia, e esta indústria não dá sinais de cansaço. As tendências de cada estação são mostradas em semanas de moda e grandes designers sempre tem em suas coleções um exemplar de vestido de noiva considerado uma peça Haute Couture.
Carolina Herrera, Oscar de La Renta, Marchesa e Vera Wang são apenas alguns que podem transformar o sonho em realidade.
O Victoria and Albert Museum de Londres está apresentando uma exposição de vestidos de casamento, que abrange o período de 1775 a 2014, assinados por designers como Charles Frederick Worth, Charles James, Christian Lacroix, Vivienne Westwood e Vera Wang.
A apresentação que começou no dia 5/3/2014 ficará em cartaz até 3/15/2015, e é imperdível para quem é fã do tema.
Claudia Simon
