Musas do Cinema
Musas do cinema.
O cinema e a moda possuem uma estreita relação. Por muitos anos ele era a única referência sobre tendências de moda. Em épocas onde não havia internet e o mundo não era globalizado, onde existiam dificuldades enormes de comunicação, eram as grandes estrelas de Hollywood que ditavam o que deveria ser usado pela sua legião de fãs.
Algumas atrizes eram apenas bonitas, porém outras acrescentavam à beleza algo mais como a elegância, sex appeal ou simplesmente o star quality que as diferenciava dos simples mortais.
A brincadeira de parecer ser, é o que exerce o fascínio em quem aprecia o cinema e suas adoráveis personagens.
Nos anos 30, Marlene Dietrich, Greta Garbo e Katharine Hepburn ensinaram ao mundo como usar o estilo masculino sem perder a feminilidade.
Em 1946, no icônico “ Gilda” a ruiva Rita Hayworth vestindo seus famosos tomara que caia de cetim usou seu grande poder de sedução deixando todos aos seus pés.
Nos anos 50, foi a vez da bela e elegantérrima Audrey Hepburn fazer uma bem sucedida parceria com Hubert de Givenchy, que assinou os figurinos de filmes como “Sabrina” (1954), ”Funny Face” (1957), ”Breakfast at Tiffanys” (1961), neste ultimo o talentoso francês criou o clássico pretinho básico, peça coringa de todos os guarda- roupas femininos.
Famosas parcerias entre fashion designers e atrizes são uma constante, a estonteante atriz francesa Catherine Deneuve foi vestida por Yves Saint Laurent em “ La Belle de Jour” e “ The Hunger”, trazendo esta amizade para a vida real, Deneuve era sempre fotografada na primeira fila dos desfiles de YSL.
Em 1977 no filme “ Annie Hall” de Woody Allen, o figurino andrógino de Ralph Lauren usado pela americana Diane Keaton foi adotado por mulheres do mundo inteiro.
Atualmente, apesar de toda a evolução da tecnologia, o cinema não perdeu a sua magia e suas estrelas continuam fazendo campanhas publicitárias de marcas de luxo, e desbancando as top models sendo as capas das mais importantes revistas de moda.
Claudia Simon
