Valentines Day
Um dia especial para se comemorar o amor, compartilhar carinho e amizade, afinal de contas toda forma de amor vale a pena.
O nome Valentine’s Day é em homenagem a São Valentim, e está associado ao amor romântico que surgiu após o período de escuridão da Idade Média. Era uma época de muitas guerras e o Imperador Claudio II havia proibido o casamento, pois acreditava que os homens solteiros seriam melhores guerreiros. O Bispo Valentim era contra este preceito, e contrariando as ordens do Imperador continuou a celebrar casamentos, porém, infelizmente foi descoberto e condenado à morte.
No período em que esteve preso, vários jovens lhe enviaram flores e bilhetes o apoiando na crença de que o amor verdadeiro existia. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu lhe uma mensagem de adeus na qual assinava como “ Seu Namorado” ou “ De Seu Valentim”.
No dia 14 de fevereiro, Valentim foi executado e tornou-se mártir da Igreja Católica. A partir do século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o dia de São Valentim como a união dos namorados. Um século depois os EUA adotaram a data nascendo assim o Valentine’s Day, a partir do século XX outros países do mundo passaram a comemorar este dia tão especial.
Atualmente o dia é de festa, troca de mensagens de amor em forma de cartões e presentes, o comércio agradece pois as vendas se multiplicam, as reservas em restaurantes devem ser feitas com antecedência para evitar surpresas desagradáveis, e os namorados aproveitam o dia para amar e se divertir.
Claudia Simon
