Jeans
O jeans não faz distinção de classe social, é para todos e para qualquer momento, mas originalmente era só usada por operários.
O tecido começou a ser fabricado em 1872, na cidade francesa Nimes. A principio se chamava “tecido de Nimes” porém com o passar do tempo passou a ser conhecido como denim. A Itália importava este tecido resistente para fabricar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova, estes genoveses eram chamados de “ genes” que acabaram originando a palavra jeans.
Levi Strauss que fundou a famosa marca Levi’s, era vendedor de lona e acabou criando a calça jeans nos EUA em 1853 para atender garimpeiros da Califórnia, foi ideia dele utilizar tachinhas de cobre para sustentar os bolsos que rasgavam por não aguentar o peso colocado neles. A ideia de tingir as peças com o corante de uma planta chamada indigus, também foi deste alemão que assim conseguiu a tonalidade pelo qual hoje o jeans é conhecido.
A partir dos anos 50, vira sinônimo de rebeldia e passa a ser usada pela juventude. O cinema sempre ele, divulga esta peça através de atores como Marlon Brando e James Dean, ídolos contestadores da época.
Nos anos 70, o fashion designer americano Calvin Klein elevou o jeans a um outro patamar quando pela 1ª.vez o colocou na passarela.
A francesa Hèrmes acaba de lançar a Indigo d’ Hèrmes, uma coleção especial de lenços onde são usados os mesmos procedimentos de tingimento do índigo natural. A seda e o cashmere foram os tecidos escolhidos para a fabricação deste must have da grife.
Este nosso velho amigo está de volta repaginado, deixa de ser básico e passa a ser couture, vale até usar o look total jeans. Tendência forte da próxima estação está presente em várias coleções : Louis Vuitton, Chloé, Pierre Balmain e Alexander McQueen.
Claudia Simon
