Moletom- Sweatshirt
O moletom que foi febre nos anos 90, volta com força total neste outono- inverno.
Durante todos estes anos em que ele esteve esquecido pela moda, só era lembrado para nos aquecer em um dia frio, depois de um bom banho quente dentro de casa acompanhado de uma xícara de chá.
A origem desta peça tão versátil é controversa, nasceu nos anos 20, mas não se tem certeza quem de fato foram os seus criadores, se os irmãos Feinbloom donos da Companhia Esportiva Champion ou a empresa Russel Corporation.
Começou a ser divulgado a principio por jogadores de futebol e beisebol. Nos anos 60, foi adotado por Universidades Americanas sendo logo consumido vorazmente pelos estudantes e suas namoradas.
Nos anos 70, com a ascensão do hip hop e do rap passa a fazer parte do universo musical e se eterniza com a companhia do capuz.
Durante todos estes anos em que esta peça se tornava indispensável , ela esteve sempre aliada ao conforto, a praticidade e ao esporte, inseparável amiga dos surfistas, skatistas e amantes das academias de ginástica.
Tendência forte desta estação volta ao cenário da moda em versão luxo, sofisticado e elegante, o chamado moletom chic. Utilizando materiais diferenciados como o veludo, a seda, e até o neoprene .Aplicações de renda e paetês em mangas e golas são bem vindas.
Grandes marcas como Kenzo , Balenciaga, Phillip Lim, Riccardo Tisci para Givenchy criaram lindas versões para esta peça universal.
Claudia Simon
